terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Dica de livro: "Corações Sujos" de Fernando Morais

Capa do livro Corações Sujos
Oi pessoal, esta é mais uma ótima dica de um bom livro para ler. Corações sujos é um livro de não-ficção, sobre uma história que aconteceu com a colônia japonesa no Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial.

É um livro maravilhoso. O autor, Fernando Morais, sabe prender nossa atenção como poucos. É um livro muito gostoso de ler. Possui um pouco mais de 300 páginas, mas há umas muitas páginas com fotos da época, deixando o livro mais atraente visualmente e interessante por vermos os reais personagens da história.

A foto da capa é de um grupo de 7 japoneses que saíram às ruas da cidade de Marília, em São Paulo, armados com espadas para matar o cabo Edmundo, pelo ato de ter limpado as botas com a bandeira japonesa quando foi prender um dos japoneses da colônia local. A foto dos "sete heróis" foi tirada após eles serem soltos da delegacia e foi vendida como souvenir na colônia japonesa.

Abaixo segue a sinopse oficial do livro.


Sinopse oficial

A Shindô Remmei, ou "Liga do Caminho dos Súditos", nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. Para seus seguidores, a notícia da rendição japonesa não passava de uma fraude aliada. Como aceitar a notícia da derrota, se em 2.600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? 

Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estava irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os Kachigumi, os "vitoristas" da Shindô Remmei, apoiados por 80% da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os makegumi, ou "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militantes da seita. 

Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shindô Remmei declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, os matadores da Shindô Remmei percorrem o Estado de São Paulo realizando atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS, 381 são condenados e oitenta são deportados para o Japão. Com a competência que lhe é habitual, Fernando Morais conta a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário