terça-feira, 19 de novembro de 2013

Cartunista Latuff torna-se alvo de militantes fanáticos do PT

Pouco depois de o STF decidir sobre a prisão dos condenados pelo escândalo do "mensalão", o cartunista Carlos Latuff postou sua opinião sobre o assunto no facebook:

Um estrangeiro que visse Genoino e Dirceu adentrando as dependências da polícia federal pode até imaginar de que se tratam de presos políticos, [...] não foi a guerrilha que os leva agora para a prisão. Foi um esquema de compra de votos conhecido popularmente como "mensalão". O maior da história do Brasil? Nem de longe! 
[...]No momento em que decidiu chegar ao governo (e não ao poder), aceitou as regras, se misturou aos porcos, e agora come os farelos. É lamentável ver um partido que, no passado, esteve presente nas lutas do movimento social, e que agora é jogado na vala comum dos partidecos que sustentam a oligarquia brasileira. [...]
Essa postagem do Latuff levou a mais de 5000 compartilhamentos no facebook. Muitos petistas não gostaram nenhum pouco do que leram. Aí começaram os ataques:






Quando o Latuff atacava o pessoal do PSDB, aí um monte de admiradores do PT postavam suas charges e o elogiavam, mas bastou ele fazer uma crítica ao PT ou ao governo Dilma que logo passaram a chamá-lo de "coxinha", direitista, PSOlista ou qualquer outra coisa que eles considerem ruins. O cara é convertido de herói a vilão de um instante a outro.

Parece até que querem reeditar o sentido do adjetivo direitista para "Qualquer pessoa que critique o PT".

Abaixo uma série de charges do Latuff, comprovando que ele nada tem de simpático à direita:



7 comentários:

  1. Eu lamento ter feito parte desse partido um!

    ResponderExcluir
  2. O comentário de Latuff é ruim, superficial, parcial e desprovido de conteúdo. Agora tem que aguentar o troco. Tornou público seu raciocínio infeliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos por partes:
      - Genoino e Dirceu NÃO são presos políticos.
      - Genoino e Dirceu PARTICIPARAM de um esquema corrupto de compra e venda de votos.
      - O esquema não foi o maior do país, mas mesmo assim deve ser punido, ou não?
      - O PT não aceitou as regras do jogo? Não se misturou e se tornou um partido tão corrupto quanto o que tentávamos combater? Não abandonou ou acabou com a capacidade de luta de muitos dos movimentos sociais (índios, sem terra, professores, secundaristas)?
      - O PT não apoia e ajuda a sustentar a oligarquia brasileira?
      Por favor, explique o motivo do raciocínio ser infeliz.

      Excluir
    2. Eu não sou PT e estou bem mais próximo do Latuff, mas Genoíno e Dirceu, por mais que não sejam mais exemplos da luta contra o capital, são mais presos políticos que qualquer outra coisa... O julgamento do mensalão foi uma piada, comprar isso é comprar papinho da mídia de merda que todo mundo aqui conhece muito bem. De qualquer maneira, corrupção nem deveria ser um tema tão alardeado... O grande mal que o PT representa está muito mais localizado nessa sua última colocação: sim, de fato, o PT apoia e ajuda a sustentar a oligarquia brasileira. É nisso que tem que se focar a luta contra o partido dos trabalhadores.

      Excluir
  3. A dialética, a formação política permanente e a alienação mandam beijos para a militância petista acrítica a tudo e a todos. Nem presos políticos e nem presos comuns! Os "zés" são a expressão da capitulação do partido a um programa - na melhor das hipóteses - reformista; lamentavelmente, acabam por arrastar a militância honesta, mas incapaz de perceber o tamanho do buraco em que se meteram. Pra quem compreende "política" como "apresentar dados em tabelas", "fazer política pública paliativa 'ad aeternum'" e a institucionalização como pressuposto, prerrogativa e ação monolítica... deve estar contente com o resultado dos últimos 10 anos. Mas ainda defendo a tese de que, simplesmente, saiu-se da alienação da massa pra cair na alienação às direções... Francamente, um retrocesso para todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Parafraseio Jacques Gruman, em artigo sobre outro tema, mas com fim semelhante ao tom que estou aqui chamando: "No Brasil, um partido que se diz dos trabalhadores entrou de cabeça na lógica eleitoral burguesa e trabalha em função dela e para ela. Despeja números e estatísticas, sem problematizar, em momento algum, o que eles significam. Fala em programas educativos sem discutir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Orgulha-se das carteiras assinadas e não vocaliza, de peito aberto e publicamente, o que significa a exploração do trabalho pelo capital (com ou sem carteira assinada). (...) Estão comprando o silêncio dos sindicatos e da classe trabalhadora. A senhora presidente da República, muito bem produzida, discursa no 1º de Maio, grita “viva o Brasil !” e não tem uma só palavra de solidariedade para os povos em luta contra o arrocho do capital financeiro internacional. É cúmplice, por omissão, da cobertura parcial que os meios de comunicação fizeram das grandes manifestações {daqui por diante eu complemento} [e é cúmplice do achincalhe dos 2 Josés, da farra que o Joaquim Barbosa (olha só, indicado pela presidência petistae sua base de apoio...) está fazendo; reforça o orçamento desta mesma mídia corruptora e capitalista com anúncios pagos com dinheiro público, reforça o agronegócio e a mineração desenfreada para transnacionais (aquelas que nos mantém presos a exportações de produtos com baixo valor agregado, além de destruir a biodiversidade e os territórios dos povos originários), permite que a Fifa mande aqui (o que é esta merda de Lei Antiterrorista?), leiloa o campo petrolífero de Libra (que qualquer um sabe tratar-se de patrimônio público e de reserva estratégica) só pra fechar as contas da balança pública, fazendo dinheiro rápido. Essa lista pode continuar... Por fim, ilude a militância de esquerda militância petista aguerrida, histórica, organizada, honesta... com essa conversa de neodesenvolvimentismo, de distribuição de renda, de políticas públicas progressistas... Enfim, recado dado.
    Boa tarde.

    ResponderExcluir
  5. A melhor ofensa,se vergonha tiver, é chama-lo de tucano.

    ResponderExcluir