sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Um jogo para quem adora política: Tropico 3

 Há poucos dias descobri o jogo Trópico 3. Se trata de um jogo em que você irá governar um pequeno país caribenho no formato de várias ilhas na época da Guerra Fria. É uma clara referência à Cuba.



Sua missão é cuidar da população empobrecida da ilha e criar toda a infraestrutura para fornecer alimentação, moradia, educação, tratamento de saúde, construir igrejas, estradas, fazendas, fábricas, usinas de energia, dentre várias outras coisas. Está um pouco confuso? Vou explicar melhor.

Quando você inicia uma missão no jogo, você começa com uma pequena quantidade de dinheiro e bem pouca infraestrutura. Daí você precisa construir algumas fazendas e ranchos para alimentar a população, gerando assim também empregos no campo. Porém terá de construir também casas ou apartamentos para elas, para que não durmam na rua nem em cabanas de madeira. Enquanto você está resolvendo os problemas, protestos vão acontecendo na cidade e novas necessidades da população precisam ser atendidas com urgência, pois as pessoas muito insatisfeitas podem tornar-se "rebeldes" e atacar a ilha para tentar tomar o poder de você.

Após os protestos você corre para construir mais casas, hospitais e até escolas para diminuir a insatisfação. Ao construir escolas e hospitais você precisa de mão de obra especializada, mas quase todos na ilha ainda são analfabetos. Você precisa trazer mão de obra do exterior para trabalhar nesses lugares. Com a escola funcionando, as pessoas estudarão nela e após um tempo estarão formadas, podendo ir trabalhar em locais que exigem mão de obra especializada.

Quando as pessoas se formam, surge a facção dos intelectuais, que exige mais liberdade na ilha, exigindo eleições e criação de órgãos de imprensa. Após convocar uma eleição, você precisa fazer um conjunto de promessas e cumprí-las ou poderá perder a eleição.

No meio de toda essa confusão, há o risco de ataque dos rebeldes. Para enfrentá-los, você precisa investir menos no bem estar da população e investir mais no exército. Se seu exército for fraco, perderá as batalhas contra os rebeldes. Após umas 3 derrotas, você perde o jogo (Game Over).


Ainda há outros perigos com os quais deve se preocupar, pois se o seu exército não for bem cuidado, com bons salários e moradias, há o risco de eles se rebelarem e tentarem dar um golpe de Estado contra você. Se os soldados leais a você perderem a batalha, é Game Over de novo.

Há diversos outros problemas com os quais você deverá se preocupar no jogo, mas preferi não citá-los aqui ou o texto seria muito longo. No final deste artigo postarei um vídeo em que uma pessoa explica em mais detalhes como é o jogo e exibe imagens do mesmo.

O que é interessante em Trópico 3, é que ele é um grande exercício de administração pública. A todo momento você precisa estar conciliando interesses. Os intelectuais querem uma escola de nível superior e os religiosos querem uma catedral, enquanto isso, alguns passam fome e outros estão morando em cabanas de madeira ou morrendo por falta de tratamento de saúde. O dinheiro que você tem é pouco e você precisa administrar tudo da melhor maneira que puder.

Você precisa desenvolver a agricultura e a indústria para gerar recursos para sustentar os gastos sociais do seu governo e ao mesmo tempo cuidar do bem estar da população e se proteger contra o ataque dos rebeldes. Em fases mais avançadas, você ainda terá que atrair turistas para a ilha, contruindo uma infraestrutura cara e luxuosa para recebê-los.

Se você for esquerdista, você terá crises de consciência, quando deixar de fazer gastos sociais para priorizar o desenvolvimento econômico ou até gastar um dinheirão numa base militar enquanto vários estão na pobreza. Tudo isso é necessário para o bem de todos. Se você gasta demais e não tem uma economia desenvolvida, logo irá à falência e não poderá contruir mais nada até que a economia se recupere (Se é que vai se recuperar). Em alguns momentos você precisa expulsar os mais pobres dos melhores apartamentos com aumentos de aluguel, porque você precisa urgentemente de recursos e há gente rica morando em cabanas enquanto elas poderiam estar pagando um bom aluguel para morar nos apartamentos de qualidade, gerando mais recursos.

Em Trópico 3 você escolhe que tipo de político será. Você pode ser um ditador que se mantém no poder com o uso da força ou um governante que passa periodicamente por eleições. Poderá ganhar as eleições de forma limpa ou fraudá-las. Você pode cuidar do bem estar de todos e ser amado ou subjugar a todos com seu poder militar.

Há um problema sério em Trópico 3, ele é extremamente viciante...


0 comentários:

Postar um comentário