sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Reflexão sobre o esvaziamento das manifestações

Gravei o vídeo abaixo, após ir na manifestação das centrais sindicais do dia 30 de agosto aqui em Maceió. Após filmar tudo o que vi naquele dia, percebi que não tinha como fazer um vídeo interessante sobre a manifestação, pois foi bem sem graça, sendo bem diferente da manifestação das centrais sindicais ocorridas em 11 de julho, em que foram mais e 3000 pessoas num dia de chuva se manifestar.

Desta vez consegui fazer um vídeo mais curto. Esse tem 6:55. Aos poucos estou conseguindo fazer vídeos menores, na tentativa de atrair mais pessoas para assistí-los.



Em vez de fazer o vídeo sobre a manifestação, resolvi usar as imagens como pano de fundo para gravar uma análise minha sobre as razões das manifestações estarem esfriando e do que poderia ser feito para conseguir fazer a sociedade voltar às ruas como fez em junho.

Para terem uma idéia de como foi a manifestação anterior, veja abaixo um pequeno vídeo que gravei naquele dia com uma câmera bem simples:



Isso sim é que foi uma manifestação interessante, animada e com um monte de gente pulando e cantando. Na manifestação de 30 de agosto, os carros de som inviabilizavam as cantorias dos manifestantes de alguns partidos e também notei que muitos, em vez de se preocuparem em fazer uma marcha bonita, interessante, representando a união da classe trabalhadora, preferiram ficar boa parte do tempo provocando outros partidos, o que era bem desagradável.

Da manifestação do dia 11 de julho tive o maior prazer de participar, mas a manifestação do dia 30 de agosto, não teve a mesma graça.

Espero que novas manifestações ocorram, mas que sejam melhor organizadas e que tenham a adesão de mais setores da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário