sábado, 24 de agosto de 2013

Minha primeira reportagem

Resolvi iniciar um trabalho de jornalismo alternativo. Como primeira reportagem, resolvi filmar a manifestação do Movimento Passe Livre (MPL) de Maceió que ocorreu no dia 22 deste mês.


De início fui à concentração da manifestação, no antigo prédio do INSS no centro de Maceió. Lá estavam reunidos diversos moradores da ocupação Santa Lúcia, que ocupam o prédio há algumas semanas. A ocupação Santa Lúcia é um grupo de pessoas que estão ocupando um terreno abandonado no bairro da Santa Lúcia, reivindicando a posse do terreno para construírem suas casas por lá. Pelo que me disseram  são milhares de famílias. Ainda pretendo fazer uma reportagem sobre essa ocupação.

De início iriam o MPL e a ocupação Santa Lúcia para a câmara de vereadores, mas depois, por razões que desconheço, o pessoal da ocupação Santa Lúcia não foi na manifestação, deixando a mesma somente para os estudantes do MPL.

De início acompanhei os estudantes confeccionando os cartazes, fiz algumas entrevistas com integrantes do MPL e algumas filmagens no interior do prédio.

Após o fim das reuniões, os estudantes seguiram para a câmara de vereadores. Lá filmei várias cenas interessantes e algumas engraçadas da manifestação. Estou neste momento catalogando os vídeos, para organizá-los de modo que facilite a criação de um roteiro para a matéria. Consegui captar muitas imagens legais e creio que é possível fazer uma ótima reportagem. Filmei tanta coisa interessante que vai ser difícil organizar toda a reportagem em no máximo 10 minutos.



Assim que tiver concluído o vídeo da matéria, irei postar a mesma aqui no Blog.

Fazer um trabalho de reportagem sozinho é bem complicado, pois você tem de se concentrar em captar boas imagens, ouvir o que as pessoas estão dizendo e interagir com elas. Como nessa matéria nos movimentávamos a todo momento, não dava para usar um tripé, o que fazia com que eu tivesse de segurá-la na altura da minha cabeça por vários minutos, o que deixava os ombros bem doloridos Em alguns casos a preocupação de estar filmando corretamente, me impedia de escutar atentamente o que os entrevistados falavam, o que dificultava elaborar perguntas em cima do que haviam respondido.



Adorei essa experiência de fazer as filmagens, principalmente numa causa tão legal como essa do MPL. Cheguei em casa com um grande sorriso de satisfação.

Um comentário:

  1. Olá, Fabiano, que legal sua iniciativa de tentar entender por conta própria alguns movimentos sociais.
    Achei seu blog por acaso no google. te sigo.
    Abrçs

    ResponderExcluir