sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Opinião sobre 4 candidatos a presidente





Olá pessoal,

Estou aqui, voltando a escrever no meu blog, após meses parado. Ando trabalhando muito, o que me me deixou com menos tempo para escrever. Agora, espero voltar com tudo.

Neste dia 5 de agosto, houve o primeiro debate entre os candidatos ao cargo de presidente da república. Participaram a Dilma, Serra, Marina e um Plinio Arruda, do PSOL, o qual eu não conhecia.

Para mim, o debate foi muito morno, com poucas provocações, sem tanta crítica, mas foi interessante no fim das contas, por que pude perceber melhor o que cada candidato pensa, ou pelo menos, diz que pensa.

O foco do debate ficou em Dilma e Serra, com Marina e Plínio não aparecendo tanto quanto eles.

A Dilma falou que ia fazer melhorias na saúde, educação, segurança, etc. Disse que nunca se investiu tanto nessas áreas como agora e o blablabla de sempre. Pois é, nunca se investiu tanto e esses setores estão do jeito que estão.

O Serra reclamou da questão dos mutirões da saúde, que segundo ele haviam acabado. Falou em mutirão disso, daquilo, etc. A maior parte do tempo ele falou da saúde. Ele esqueceu de dizer que ela está muito ruim. Focou em mutirão, mutirão e esqueceu de dizer que a saúde como um todo é um desastre ou talvez prefira não dizer, por que talvez faça o mesmo.

A Dilma falou que foram gerados 14 milhões de empregos no governo Lula, contra 5 milhões no governo FHC. O Serra disse que não devemos ficar olhando para o passado e sim pro futuro. Isso é muito cômodo para o PSDB.

Para mim, ambos não passam muita credibilidade nas propostas dos seus partidos. Vocês também se fazem a pergunta abaixo?

"Os dois partidos tiveram 8 anos para consertar tal problema e não fizeram, agora dizem que vão resolver. Será que devo acreditar?"

Tive muita curiosidade para ver a Marina Silva em ação, mas o que vi foi uma decepção. Ela estava muito apagada, criticou muito pouco, apresentou o mesmo tipo de solução que Serra e Dilma apresentaram. Ela inclusive rasgou elogios às atuais políticas sociais, falando que tinham avançado muito.

Durante o debate surgiu uma figura chamada Plínio Arruda que, na minha opinião, falou muita coisa boa (falou algumas loucuras também). Ele fez críticas bem inteligentes ao modelo econômico atual. Criticou o modo como a saúde e a pobreza vêm sendo tratadas no Brasil.

O Plínio disse que a pobreza é tratada pelos outros 3 candidatos como se fosse um problema gerencial e não um problema da base da sociedade. Disse também (com outras palavras) que a saúde só atenderia a população realmente, quando ela fosse socializada, pois a forma como está hoje, não atende às necessidades da população.

Esse cara também foi bem irônico com os outros candidatos, dando um clima até engraçado ao mesmo. Se ele queria aparecer, tenho certeza de que ele conseguiu. Criticou os três de uma forma inteligente e agora muitas pessoas já sabem que ele existe.

O debate foi bem longo, com mais de 1h e 30m. Não vou falar em detalhes dele, pois já há na internet, uma série de sites comentando o que foi discutido no debate. Vou aqui deixar apenas a minha opinião sobre o debate.

SAÚDE

Já citei acima que acho que está terrível. O PT promete melhorias no SUS e o PSDB promete mais mutirões. Eu acho que a saúde nem tão cedo será boa neste país. Raciocine comigo:

"Se eu chegasse num hospital público e fosse atendido em até 30 minutos, eu teria um plano de saúde? Eu iria procurar um hospital particular?"

Minha resposta é não. E também seria a resposta da grande maioria das pessoas.

Se a saúde pública funcionasse bem mesmo, iriam fechar a maioria dos hospitais privados e as empresas de planos de saúde. Essas empresas sabem disso e por isso financiam muitos políticos para impedir que certas melhorias na saúde sejam feitas. Estes alegam sempre outros motivos para ser contra e muitos acreditam. A saúde irá melhorar muito pouco enquanto esse tipo de coisa acontecer

Alguém pode estar pensando: "Mas se fechar essas empresas, um monte de empregos será perdido, será um desastre!!". Isso é verdade. Mas países como a França, inglaterra, Canadá e Cuba possuem atendimento médico gratuito e de qualidade e acredito que a população não se queixa muito disso.

Se o atendimento à saúde tivesse mesmo qualidade aqui no Brasil, a renda de muitos brasileiros seria bem melhor. Quem tem problemas sérios de saúde perde boa parte do seu dinheiro com tratamentos e remédios.

EDUCAÇÃO


A educação segue pelo mesmo caminho da saúde. Se as escolas públicas fornecessem atendimento de qualidade aos alunos, precisaríamos de muito poucas escolas particulares e muitas das que existem faliriam.

Se houvesse um maior investimento nas universidades públicas ao invés do governo ficar investindo pesado nos Prounis da vida, poucas universidades precisariam existir. Assim, a educação não seria uma mercadoria de tão baixa qualidade como é hoje.

Assim como na saúde, há grupos na sociedade que se prejudicariam com uma melhora real na educação e por isso impedem que ela melhore.


O mesmo quadro citado, se repete na segurança pública, nas estradas, no acesso à justiça e em muitos outros setores, onde há muitos interesses em jogo, os quais seriam prejudicados caso melhorias concretas fossem feitas.

Como Serra, Dilma e Marina são financiados por grandes empresas, já era de se esperar que as melhorias sociais que eles propõem são todas paleativas. Melhora um pouquinho no SUS aqui, um pouquinho no bolsa família ali, faz um programinha a mais de segurança pública, bota mais dinheiro na educação, não prejudicando as empresas jamais e a melhora real é nunca vista.

Ao ver que nesses três candidatos está os rumos do país pelos próximos 4 anos, só me dá uma tristeza...

0 comentários:

Postar um comentário