sexta-feira, 26 de março de 2010

Você acredita na Gripe A H1N1?


Esse é um assunto que já está me irritando a um bom tempo. Fala-se tanto sobre essa gripe como se fosse a pior doença já encontrada na terra e é um absurdo o terrorismo que a mídia está fazendo em cima dessa doença.

De acordo com o que a imprensa revelou no ano passado, a gripe A é mais fraca que a gripe comum, ou seja, a gripe comum mata muito mais do que a gripe A.

Uma coisa que eu não conseguia entender é: como uma gripe pode ser tão fraca e não parar de passar notícias sobre ela, na televisão. Alguma coisa está errada. Ou a gripe é muito fraca ou é muito forte e estão mentindo, por que não faz sentido fazer tanto alarde sobre essa gripe, se ela fosse fraca ou faria?

Vi diversos textos na internet falando sobre a quantidade de mortes ocorridadas pela gripe A e pela gripe comum. Em cada lugar onde li, há pequenas diferenças entre os números, mas em todos esses lugares dá para perceber que a diferença é absurda. Enquanto a gripe A matou em torno de 10 mil pessoas no mundo, a gripe comum mata muitas vezes mais.

Encontrei uma notícia no site G1 da globo, de 06/2009, que fala da possível taxa de letalidade da nova gripe. A notícia é grande, então veja apenas o tópico "Mortalidade". Veja um trecho da matéria:

“Não sabemos quantas pessoas estão infectadas mas não notificaram os sistemas de saúde e, portanto, não foram contabilizadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, acreditamos que existam cerca de 10 a 100 casos não-detectados para cada um confirmado. Isso é importante por que se existirem tantos casos não-contabilizados, a taxa de mortalidade pode estar bem abaixo dos 0,2%”, explica Fraser.

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1212143-16726,00-IDOSOS+SAO+MINORIA+ENTRE+OS+CASOS+DA+NOVA+GRIPE+MOSTRAM+ESTUDOS.html

Me responda uma coisa. Quantas mortes por gripe comum são anunciadas na TV? nenhuma. Quantas mortes são anunciadas sobre a gripe A? o máximo que podem.

Achei um documento do ministério da saúde que fala da situação da gripe A no Brasil. De acordo com ele, haviam 1500 casos de suspeita da gripe, nestes 3 meses de 2010. Apenas 255 foram confirmados, 601 estão sendo investigados e o restante descartados. Como a taxa de letalidade desta nova gripe é bem baixa, dá para se ter uma idéia de que bem poucos vão morrer. Faça as contas e compare com as mortes por outras doenças mais comuns.

Veja aqui o relatório do ministério da saúde

Encontrei um mini-documentário que fala sobre a gripe A e sobre a gripe aviária, faz comparações entre as duas e mostra claramente os reais motivos desse alarde todo em cima dessa gripe. O nome do documentário é "Operação Pandemia".

Nesse documentário mostra que várias doenças, como a "malária" e a "diarréia", matam em torno de 2 milhões de pessoas por ano. Você já viu os governos do mundo reunidos para acabar com esse problema? nem eu. Logo abaixo está o vídeo:



Abaixo está um vídeo de uma campanha feita em 1976, quando o vírus da gripe suína ameaçava atacar a população. Preste bem atenção no enorme medo que o vídeo deixa em quem o assistir.



Abaixo está um vídeo de 10 meses atrás, mostrando o medo da gripe nas pessoas e as estimativas da OMS, que previam 10 milhões de mortes pela gripe, 1000 vezes menos mortes do que realmente ocorreram.



Abaixo está a música que parece ter sido criada pelo MV Bill, criticando a gripe suína:



Você sabia que o governo brasileiro já gastou 400 milhões de reais na compra do primeiro lote de vacinas e possui uma previsão de gastos de até 2 bilhões de reais? a maioria dos países está fazendo o mesmo. Pois é, estão dando boa parte dos nossos impostos para alguns poucos laboratórios que criaram a vacina para uma doença que mata bem menos pessoas que a gripe comum. Esses 2 bilhões representam aproximadamente 2,8% de todo o orçamento previsto para a saúde em 2010 (69,9 bilhões).

Veja os link do G1 (da globo), mostrando essas informações:

Governo compra 1º lote de vacinas contra gripe suína (16/11/09
)

Orçamento de 2010 'não atende necessidades da saúde', diz Temporão (28/01/10
)

Enquanto isso, milhares morrem de dengue, febre amarela, diarréia, problemas com o tabaco, álcool, drogas, violência urbana, etc.

Até hoje não criaram uma vacina para a dengue. Será que é tão difícil assim ou há algum laboratório farmacêutico que seria prejudicado se isso acontecesse?

Uma notícia de fevereiro deste ano diz o seguinte: "Casos de dengue sobem 109% em 2010, para 108,6 mil registros".

Repare que esses casos são do período de 1o. de janeiro à 13 de fevereiro. Verifique isso na notícia do link abaixo

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1507239-5598,00-CASOS+DE+DENGUE+SOBEM+EM+PARA+MIL+REGISTROS.html

Mesmo que a dengue não mate tantas pessoas como outras doenças fazem, seria muito importante que houvesse uma vacina para ela, dado que há tantos infectados em um período de apenas 1 mês e meio (imagine o ano todo) .

Há meses não se falava mais na gripe A, como se ela tivesse sumido do mapa de vez. De repente, volta-se a falar a todo momento dela. Qualquer mínima suspeita dessa gripe é noticiada. Cada vez mais vemos a notícia:

"Há 2 casos de suspeita de gripe A, no interior do estado de São Paulo ou Rio, Ou qualquer outro".

Enquanto aparecem suspeitas da gripe A, vários e vários estão morrendo de doenças muito mais letais, que nem sequer são noticiadas e nem serão.

Lembre-se também, que a gripe A apareceu justamente no período de liberação dos pacotes econômicos para "salvar o mundo" da crise. Rapidamente ela roubou a cena. Será que ela apareceu numa hora muito oportuna?


Se a gripe é tão fraca, por que todo esse alarme?
O alarme é proposital para que todos se desesperem, queiram muito tomar uma vacina, para que os governos gastem bilhões com vacinas, para beneficiar meia dúzia de laboratórios, que nunca lucraram tanto como estão lucrando agora.


a vacina é perigosa?
Sei lá. Não faço idéia. Há vários e-mails com especulações por aí. Como não encontrei referências sobre o assunto, preferi não inserir nada sobre isso por aqui.


Essa história tá parecendo filme de "teoria da conspiração"
Parece mesmo. Pode ser até que nem tudo o que encontrei seja verdade, mas acho muito importante citar o máximo possível de referências, para dar mais credibilidade ao que digo. Peço que você use o seu senso crítico e veja o que faz e o que não faz sentido.


Devo me vacinar ou não?
Você quem decide. Não acho que essa vacina faça algum mal a alguém. Apenas quero informar sobre o quão mal são empregados os nossos impostos. Investe-se muito mal na saúde, mas quando apareceu essa doença, saiu uma fortuna ligeirinho.


Esse artigo é uma crítica ao Lula?
Não. Não é uma crítica específica ao governo Lula. O Lula é só mais uma marionete de um sistema muito maior do que ele. É controlado por pessoas que estão acima do estado e acima das leis. Na minha opinião, o mesmo certamente acontecerá se o José Serra for eleito.


A televisão está mentindo para mim? não é possível.
Lembre que a televisão é patrocinada por grupos empresariais enormes, sendo que alguns deles são de propriedade de empresas multinacionais. Se a coca-cola patrocinar o jornal nacional e ele exibir reportagens que a prejudiquem, esta certamente irá retirar o patrocínio. O mesmo acontecerá com qualquer outra empresa. Os jornais não irão exibir notícias que prejudiquem os seus patrocinadores. Talvez eu esteja exagerando, mas imagine se um canal de TV fosse patrocinado (recebendo alguns milhões) pelo dono de um laboratório detentor de uma vacina que está ganhando bilhões, iria exibir uma reportagem que prejudicasse os lucros dele e em consequência os seus. Imagine se o dono do canal tivesse outros negócios com algum dos sócios do laboratório. Imagine se o dono do canal fosse sócio do laboratório. Apenas imagine, não estou afirmando nada, apenas supondo.
Pode ser também que os meios de comunicação estejam apenas indo na onda da OMS (organização mundial da saúde) e o povo na onda da TV. Para a TV, o que diz a OMS é lei e para o povo, o que diz a tv é lei.

Veja também as notícias abaixo:

Para europeus, OMS exagerou no alerta de gripe suína (
30/03/10)

Sanofi-Aventis tem lucro de 1,8 bilhão de euros no 4º trimestre (10/02/10)

Novartis, fabricante da vacina anti-H1N1, registra lucros em 2009 (26/01/2010)

OMS está sob suspeita de laços com laboratórios na gestão da gripe A (15/01/10)

Imunidade contra a nova gripe aumentou em alguns países, afirma OMS (08/01/10)

Bolsas da Europa caem após cancelamento de pedidos de vacinas (05/01/10 )


um abraço

4 comentários:

  1. Vamos aproveitar esse espaço para debater o assunto. Se você discordar de alguma coisa que escrevi ou tiver alguma informação importante para incrementar ao debate, seria ótimo.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a velocidade com que a Gripe Suína mata os infectados e a relação infectados/sobreviventes

    ResponderExcluir
  3. A relação infectados/sobreviventes é bem alta, por que a maioria sobrevive. Se você olhar em uma das notícias mostradas no início do artigo, verá que a taxa de letalidade pode ser menor que 0,2% ou seja, menos de 1 morto para cada 500 que pegam a gripe. A taxa de letalidade da gripe comum fica entre 0,4% e 0,5%, o que é bem maior.

    Pode ser que a letalidade da gripe A seja ainda menor, já que agora os hospitais e semelhantes não fazem mais o exame para saber se a pessoa está com gripe A. Eles fazem somente se a pessoa estiver num estado grave, como uma pneumonia ou algo do tipo, por que eles não vão fazer os exames em todos que aparecerem com uma gripe, apenas receitam o mesmo tratamento da gripe comum.

    Dado isto, quantas e quantas pessoas estão contaminadas por aí e não entram nas estatísticas? Ficam doentes, passam para outros, curam-se e voltam às suas vidas normais.

    Provavelmente já peguei essa gripe e já melhorei. De lá para cá, já gripei em torno de 5 vezes.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! É preciso questionar, sempre!

    ResponderExcluir