segunda-feira, 22 de março de 2010

Damas de branco de Cuba agredidas

Olá pessoal, nos últimos dias, assiti uma reportagem sobre as damas de branco, que são mulheres em Cuba que protestam pela libertação de 75 supostos presos políticos de Cuba. Elas dizem que eles foram presos somente por se opor ao regime do governo. Já o governo afirma que elas são pagas pelos EUA para se manifestarem e fazer propaganda contrária ao governo.

De acordo com o governo Cubano, os 75 presos eram financiados pelo governo americano para fazer um trabalho de inteligência dentro de Cuba (acredito que signifique o mesmo que espionagem) e a justiça cubana pune esse crime com a prisão.

O crime de espionagem é punido com prisão em qualquer outro país, inclusive nos EUA, que é o principal acusador cubano.

A imprensa internacional diz uma coisa, o governo Cubano diz outra. Cada um que avalie a história e decida em quem acreditar. Eu confio mais na história do governo cubano, por causa da falta de credibilidade das mídias de massa, que em geral, anunciam apenas o que é do interesse dos seus anunciantes.

Abaixo vejam uma reportagem exibida pela globo:




Se repararem no vídeo, há umas 20 pessoas protestando e há mais de 200 pessoas repudiando o protesto. Segundo as diversas reportagens exibidas na tv, são partidários de Castro. Ao ver a imensidão de pessoas contra a manifestação surge uma pergunta?

São mesmo partidários de castro? ou é o próprio povo criticando a manifestação? não sei, mas não confio nas reportagens da televisão sobre Cuba, pois são muito tendenciosas.

Se eu fosse você eu procurava me informar mais sobre o assunto, ao invés de confiar somente no que a TV diz.

Hoje encontrei fotos da passeata, onde é mostrada a polícia Cubana protegendo as damas de branco, fazendo um cordão de isolamento. Se as fotos são verídicas não sei, mas se forem, imagino que a polícia jogou as mulheres no tal ônibus para impedir que elas apanhassem da população, como é costume a polícia fazer em qualquer lugar. Isso é somente uma possibilidade e não sei se é verdade, pois a mídia só divulga essas notícias bem por alto e não informa como deveria.

O link onde estão as fotos está abaixo:

http://convencao2009.blogspot.com/2010/03/policia-cubana-protege-as-damas-de.html

Download:
FLVMP43GP

0 comentários:

Postar um comentário