quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Os blogueiros e suas ilusões com o número de visualizações do blog


Em quase todo o período de existência deste blog, eu acompanhei o número de "visualizações de página" (page views) mostrado pelo blogger, que é a plataforma de criação de blogs na qual este blog foi criado.

Os números mostrados nas estatísticas do blogger eram sempre satisfatórios, mostrando um número de visitas que eu considerava alto, até ficar sabendo do Google Analytics que, segundo quase todos, faz uma ótima análise dos acessos em qualquer site.

Após começar a usar o Google Analytics, tive uma grande decepção. Descobri que o número de visualizações de página do meu blog era muito menor do que aquele que o blogger mostrava. Após pesquisar um pouco, descobri que as estatísticas do blogger são muito infladas, mostrando muito mais acessos do que realmente ocorreram.

Neste mês de agosto, por exemplo, enquanto o blogger mostrou algo em torno de 43 mil visualizações de página, o Analytics apontou apenas 15 mil. Somente cerca de 34% do que achava que o blog possuía. Também apontou que a quantidade de usuários diferentes acessando o meu blog seria de 8034.

Até mesmo essas 15 mil visualizações e esses 8 mil "usuários" são uma grande ilusão. Sabe por quê?

Uma visualização de página é contada a cada vez que alguém clica em algum link que direciona para o seu site, mesmo que aquela pessoa tenha saído do mesmo 5 segundos depois. A quantidade de acessos com esse perfil é bem grande.

Há um relatório no Google Analytics, que mostra a quantidade de acessos ao seu site que duraram uma certa quantidade de tempo, independente de quantas páginas foram visitadas. É o relatório de "engajamento".


Logo mais abaixo está o relatório gerado pelo analytics mostrando a quantidade de sessões que duraram menos de 10 segundos, menos de 30 segundos, mais de 5 minutos, etc.

Lembrando que uma "sessão" corresponde a cada vez que alguém acessa o seu site, visita uma ou mais páginas e depois sai.


O relatório acima indica que dos 9635 acessos que o meu blog teve, 7421 duraram menos de 30 segundos. Somente 2214 acessos ao blog (23%) duraram mais do que 30 segundos.

Considero que um acesso de menos de 30 segundos é praticamente insignificante. Dificilmente aquele acesso deu alguma satisfação ao internauta. Os acessos com menos de 10 segundos, provavelmente têm origem em acessos automáticos, feitos por sites que analisam conteúdo na internet.

Hoje tenho a segurança de que o nível de influência do meu blog só pode ser medido pelos 2214 acessos mostrados no relatório acima e não nas 15 mil visualizações de página ou nos 8 mil "usuários" que supostamente o acessaram.

É muito decepcionante achar que está num determinado patamar e descobrir que na verdade você está muito atrás daquilo. Mas é importante descobrir essa realidade, pôr os pés no chão e saber que ainda há um longo caminho na luta para conseguir ter um blog ou site realmente influente.

Abaixo está um gráfico que mostra que, apesar de eu ainda estar com poucos acessos, eles cresceram bastante do mês de julho até agora. Esses números me dão esperança de que eu tenho condições de crescer ainda mais.



_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

[Reflexões] As dificuldades que o blogueiro passa para conseguir mais acessos
Algo que é bem complicado de aceitar, quando se escreve num blog, é que muitas vezes o que dá audiência não é escrever textos muito bem elaborados, bem fundamentados e com... Mais informações »

31 comentários:

  1. E porque vc prefee acreditar mais no google? Ele nem sequer mostra o nome do site que ele está analizando, além do mais segundo u outro registro de visita que tenho os numeros do blogger coicidem ao passo que é ridiculo os numeros mostrados pelo google.

    ResponderExcluir
  2. Não pode ver tudo em segundos, por exemplo eu li este artigo em menos de 1 minuto, foi o alvo da minha pesquisa "visualizações de blog".

    ResponderExcluir
  3. Não pode ver tudo em segundos, por exemplo eu li este artigo em menos de 1 minuto, foi o alvo da minha pesquisa "visualizações de blog".

    ResponderExcluir
  4. Na verdade achei estranho no meu caso, vi o número de views e vi 700 mas cada vez que EU clicava no endereço do meu blog aumentava uma view ou seja cada vez que Eu via o meu blog aumentava 1 view

    ResponderExcluir
  5. Na verdade achei estranho no meu caso, vi o número de views e vi 700 mas cada vez que EU clicava no endereço do meu blog aumentava uma view ou seja cada vez que Eu via o meu blog aumentava 1 view

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostaria de ganhar dinheiro do zero publicando notícias nas redes sociais? Envie e-mail para marketplacesolucao@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um blog e achei qua a quantidade de acessos cresceram para os EUA. Observo também a origem do tráfego e estes não coincidem com o meu sistema nem com o navegador (pensei nisto por que as vezes visualizo o blog). Também fico alguns dias sem visualizá-lo, para não interferir na quantidade de visitas, e além disto desabilito o navegador para não registrar quando eu mesma visualizo. Outra coisa como as minhas postagens são feitas geralmente nas primeiras horas da manhã, observei que quando deixei por alguns dias de fazê-las a quantidade de visitas também diminuíram. E quando as reiniciei, no mesmo horário as visitas aumentaram a cada dia que postava algum texto. Também quando solicitei a um amigo moçambicano para divulgar o blog, de seu país tiveram algumas visitas. Mas, ainda assim fico desconfiada com a quantidade de visitas no blog se são reais ou não.

    ResponderExcluir
  9. Em uma semana de blog estou com 1600, mas nenhuma inscrição, logo de começo já vi que não se deve confiar nestas contagens, estou em uma luta ferrada, e isso que nem tenho experiência nesse segmento, ainda estou aprendendo como funciona tudo... Gostei muito da sua colocação.

    ResponderExcluir
  10. Em uma semana de blog estou com 1600, mas nenhuma inscrição, logo de começo já vi que não se deve confiar nestas contagens, estou em uma luta ferrada, e isso que nem tenho experiência nesse segmento, ainda estou aprendendo como funciona tudo... Gostei muito da sua colocação.

    ResponderExcluir
  11. E como você tem crescido desde o mês de junho? Deveria dar umas dicas, porque acabei de descobrir que estou na mesma situação que você esteve.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Utilizem o analytics, com ele você pode ver de onde vem seus acessos, qual a página mais visualizada,com ele é possivel vc saber até o tipo de aparelho que a pessoa utilizou p acessar seu site. Criou artigo, indexe no google, não esperem pelos robôs do google. Além do analytics uma ferramenta bem útil e o search console do próprio google. Se cadastrem no alexa, isso ajuda seu ranqueamento no google, e utilizem as técnicas de SEO, pois são fundamentais. Nunca paguei por um curso, estou aprendendo na raça, mesmo pq acredito q para ensinar algo, vc tem que ter algo q comprove o que esta falando, e na grande maioria das vezes, vejo apenas pessoas se aproveitando da situação. Em dois anos de pesquisas nunca vi um desses vendedor de técnicas de SEO ganhando fortunas com seus sites. E outra dica muito importante, é ter paciência, o google conta e muito o tempo de existencia de seu site/ blog, menos de 6 meses é considerado novo, e por conta disso, vc pode não ter um site bem ranqueado. Nunca utilize Autosurf, ele aumenta suas visitas, mas aumenta também sua taxa de rejeição. Meu site é esse http://autonomosa.com site destinado a empregos e serviços e aos poucos estou conseguindo ter mais visibilidade. Troca de backlinks ajuda e muito por mais que digam q o google não utiliza mais esse serviço, essa técnica tem dado muito certo. Lembrando que, não é com qualquer site que se deve realizar essa troca, o que pode ti ajudar também pode ti prejudicar.E abuse e use das redes sociais, pois todo mundo pelo menos uma vez na semana da uma olhada em seu facebook. Espero ter contribuido em algo. E nunca se esqueça. foco, força e fé. O que mais vai ter é pessoas p ti desanimar, ti chamndo de louco e td, mas é das maiores loucuras que surgem os melhores negócios. Boa sorte a todos e que 2017 seja o melhor anos de nossas vidas. Visualizações com menos de um minuto é considerado rejeição.

    ResponderExcluir
  14. como por anúncios no ""site ????
    o meu site é: Meu Mundo Stlley
    KKKK ta + pra um Blog KKK

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Antes quero parabenizar pela forma explicita e direta da informação. Grandes sites e bloggers parecem que se esquivam em mostrar esta realidade, acho que para manterem seu público, mas enfim. Bem Isso explica muita coisa, principalmente o rendimento do adsense. Tenho um blog a 5 anos, e me deparei com esta realidade também a pouco tempo.

    ResponderExcluir
  17. Muito legal ter lido seu post logo na minha primeira semana de blog! Eu estava achando muito alto mesmo a quantidade de acessos ao meu primeiro post... www.jeisarenata.com.br

    ResponderExcluir
  18. Tudo que você falou amigo, concordo com cada análise. Trabalho como analista e sei do que estou falando. O Google é esperto, e usa como isca para mostrar muitos anuncios os blogs gratuítos no Blogspot. Ou seja: Se você têm um blog no Blogspot e está "satisfeito" com suas visitas, provavelmente você não vai abandonar seu blog e vai querer veicular anuncios, aumentando assim proporcionalmente o ganho do Google com anunciantes.

    ResponderExcluir
  19. De uns meses pra cá meu blog começou a ter um exagero de visitas, a maioria delas da França, em número de 10 a 40(!) vezes maior que o normal diário. Não sei o que tá havendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara é só acompanhar o tráfego do blog através do Google Analytics.

      Excluir
    2. Já tentei, mas não consegui ver. Fica tudo zerado.

      Excluir
  20. Veja aqui como acompanhar o tráfego do seu Blogger: https://www.ciacomputadores.com/acompanhar-trafego-no-site

    ResponderExcluir
  21. Eu quero aproveitar esta oportunidade. Tenho que agradecer muito ao Dr. Wealthy por ter recuperado meu ex-marido. Depois de 7 anos de casamento, meu marido me deixou por outra mulher. Fiz tudo o que pude para recuperá-lo, mas tudo o que fiz foi em vão. Fiquei triste, mas não perdi a esperança de tê-lo de volta porque tinha fé em Deus. Então eu pesquiso on-line sobre como recuperar meu marido, e me deparei com um post do Dr. Wealthy sobre como ele ajudou uma dama a recuperar seu ex, eu o contatei e contei a dor que estava passando, ele me contou o que fazer e eu fiz isso, então ele lançou um feitiço de amor para mim 48 horas depois meu marido me ligou e me disse que ele sente muito pelo que fez e que ele sente muito a minha falta, mais tarde ele voltou para casa e implorou por meu perdão, desde então nosso amor ficou mais forte. Para as coisas maravilhosas que o Dr. Wealthy fez por mim, seria injusto para mim não deixar o mundo inteiro saber que um feiticeiro tão poderoso vive. Se você quiser receber de volta seu e-mail ex rápido Dr. Wealthy em wealthylovespell@gmail.com ou adicioná-lo no WhatsApp +2348105150446

    ResponderExcluir