sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Os médicos cubanos fazem sucesso e a Dilma já está trazendo mais 2000 deles

Foto tirada quando alguns médicos cubanos chegaram ao Brasil
O Ministério da Saúde anunciou na última sexta-feira, 24, que está trazendo ao país mais 2 mil médicos cubanos para preencher vagas não ocupadas do programa Mais Médicos. Hoje, dos 6,6 mil profissionais que atuam pelo projeto, 5,4 mil são cubanos.

Isso vai ocorrer porque poucos médicos brasileiros consideraram atraentes as ofertas de emprego do programa Mais Médicos. Na terceira fase do programa, somente 891 profissionais brasileiros ou estrangeiros se inscreveram, o que corresponde a apenas 14% das 6,3 mil vagas oferecidas.

O governo cubano consegue dispor de um enorme contingente de médicos, dado que possui um total de 75 médicos, ou seja, 1 médico para cada 160 habitantes. O Brasil tem apenas 1 médico para cada 500 habitantes. É possível trazer essa grande quantidade de médicos de forma terceirizada através do governo cubano. 



No Brasil, esses médicos ganharão muito mais do que ganhariam em Cuba, por isso a quantidade de médicos que se inscrevem para participar do programa é muito grande.

Algo curioso, que me foi contato por uma professora da Universidade Federal de Alagoas, que foi à Cuba agora a pouco em novembro, é que em Cuba, a propaganda não é de que o Brasil está ajudando Cuba com o Mais Médicos e sim de que Cuba está ajudando o Brasil através do Mais Médicos. Na visão deles, estão participando de uma missão humanitária no Brasil. Obviamente os recursos que entram em Cuba por causa do Mais Médicos ajudam bastante o país. Por outro lado, não há dúvidas de que a missão deles no Brasil realmente parece mais uma missão humanitária, dada a situação de calamidade na nossa saúde pública. Esse acordo beneficia e muito ambos os países.

Os cubanos começaram a chegar ao Brasil nesta terça-feira (28/01) e farão um curso de formação durante três semanas. A previsão do Ministério é de que eles comecem a trabalhar em março.

A quarta fase do programa Mais Médicos foi aberta e os novos candidatos poderão se inscrever até 5 de fevereiro. Muito provavelmente mais alguns gatos pingados vão se inscrever e outros milhares de cubanos virão em seguida.

Estadão - Governo vai trazer mais 2 mil médicos cubanos


O desespero dos médicos brasileiros com a chegada dos cubanos

Quando o governo federal anunciou pela primeira vez que os médicos cubanos viriam ao Brasil, muitos dos médicos brasileiros ficaram desesperados. Até organizaram uma campanha para tentar boicotar o programa, fazendo com que uma grande quantidade de pessoas se inscrevessem e depois desistissem, para atrasar o processo.

Em vários locais no país grupos de médicos fizeram protestos contra a chegada dos cubanos. Muitos criticavam a falta de condições para trabalhar no interior, os salários e até chegaram ao ponto de criticar as condições em que os médicos cubanos viriam trabalhar no Brasil, sem receber o salário integral. 

O desespero chegou ao ponto de um grupo de médicos de Fortaleza vaiarem os profissionais cubanos e os chamarem de "escravos". Esse fato teve uma repercusão péssima nas redes sociais. A população aos poucos começou a ficar cada vez mais contra os médicos brasileiros e a favor dos cubanos.



Charge do Carlos Latuff criticando os médicos pela ofensa aos cubanos
A campanha de difamação contra os médicos cubanos também chegou a parte da imprensa, como se pode ver nesse hilário debate no Jornal da Massa, num TV afiliada do SBT no Paraná. Um dos comentaristas diz que os médicos virão ao Brasil para doutrinar a população pobre do Brasil, para implantar idéias revolucionárias no Brasil. Outro comentarista, numa demonstração de seu preconceito, chega a questionar se os médicos teriam realmente graduação. A terceira comentarista chega a afirmar que os médicos cubanos teriam formação semelhante a de um enfermeiro. Felizmente para nós brasileiros, essas acusações todas se provaram falsas e em nenhum dos dezenas de países em que Cuba prestou serviços médicos foi questionada a qualidade do atendimento.



O Médicos cubanos foram amplamente aceitos


Já foram publicadas pela imprensa muitas matérias sobre a aprovação da população à chegada dos médicos cubanos. A aprovação não é em relação apenas ao fato de terem médicos, como muitos podem pensar, mas também aprovam pela qualidade no atendimento e na atenção que o médico dá a esses pacientes.

O pobre em geral está acostumado a ter um médico poucos dias na semana e por pouco tempo nos postos de saúde, sendo muitas vezes mal atendido. É muito comum ouvir a afirmação "O médico que me atendeu nem olhou na minha cara". 

Esse mesmo pobre, passou a se deparar com uma nova situação, em que o médico trabalha 40 horas semanais e ainda atende bem a população. Isso vai gerar uma avalanche de votos para a Dilma Roussef. A oposição de direita, em especial, o PSDB se encontra muito preocupada com essa tamanha aceitação dos médicos e já começaram a afirmar que manterão os médicos cubanos no Brasil, se o Aécio Neves for eleito, mudando completamente o discurso anterior de rejeição à chegada dos cubanos.

Com a chegada desses médicos, muitas expectativas foram frustradas. Esses médicos não são mal formados, não vieram implantar o comunismo no Brasil, nenhum deles "fugiu" e se tornaram intocáveis para a população pobre das cidades onde eles atendem. Tudo isso já era esperado por quem lê sobre Cuba há muito tempo fora da grande imprensa. Os leitores da Globo, da Veja e de tantos outros veículos de comunicação foram enganados mais uma vez e muitos não percebem isso. O medo que os donos da grande imprensa têm das idéias cubanas é tão grande que não param para pensar antes de fazer uma matéria sobre isso, passando uma grande vergonha depois que tudo se revela uma grande mentira.



Se gostou deste texto, me ajude a compartilhar nas redes sociais. Quanto mais acessos, maior o incentivo para escrever.

0 comentários:

Postar um comentário