quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O desespero total para defender a Copa


A imagem acima foi extraída do site "Conversa Afiada" do jornalista Paulo Henrique Amorim da TV Record. Quase não acreditei ao ver algo assim partindo de um jornalista tão conhecido e respeitado.

Há muito tempo percebo, ao visitar o site dele, que há um excesso de defesa do governo Dilma Roussef. Mas agora com mais essa, se tem certeza do absurdo que chega a sua admiração, chegando ao ponto de classificar de terroristas os que estão se manifestando contra a Copa do Mundo.

Algo assim eu até esperaria de jornalistas de direita como o Reinaldo Azevedo e até de malucões como o Olavo de Carvalho, mas não de um esquerdista.

A realização da Copa realmente provocou um racha fortíssimo na esquerda. De um lado, o PT e o PCdoB. Do outro lado, o PSOL, o PSTU, o PCB e vários outros menos conhecidos. O movimento anti-copa também recebeu a adesão de muitos que não fazem parte de nenhum partido.

São poucos os militantes políticos no facebook dispostos a discutir o tema da copa com alguma seriedade. Se tornou simplesmente uma briga feroz de ambos os lados.

O ponto máximo aconteceu no caso do fusca incendiado há poucos dias. Vários militantes desesperados, incluindo o Paulo Henrique Amorim, correram para divulgar a todos que os manifestantes jogaram fogo no carro de propósito com três pessoas dentro, para passar a imagem de que os manifestantes daquele local seriam terroristas. O pior é que a mensagem não era em relação àqueles poucos manifestantes do caso do fusca incendiado e sim em relação a todo o movimento anti-copa, que passou a ser taxado de terrorista.

Em geral quem não pára para pensar e logo tira conclusões precipitadas, acaba cometendo erros e falando mentiras, perdendo credibilidade junto aos seus seguidores na internet.

Quando eu vi o primeiro vídeo que mostrava os manifestantes tentando salvar as pessoas no fusca e não atacando, como diziam, corri para fazer uma postagem neste blog e esclarecer o que havia acontecido. Encontrei ao todo quatro vídeos que provavam sem sombra de dúvidas que o incêndio do fusca foi acidente. Para ver a postagem, clique neste link.

Fiquei muito feliz quando vi que a postagem teve muitos acessos. Pude ajudar a mostrar a verdade para muitas pessoas.

Não fiz isso por gostar de protestos violentos ou do grupo conhecido como "Black Blocks", como alguns já disseram sobre mim. Sou a favor dos protestos pacíficos, pois tenho consciência de que produzem resultados muito melhores. Eles motivam mais e mais pessoas a aderirem aos protestos. A violência só faz a população se afastar das manifestações. Nada mais chocante que um grupo de pessoas que não fazem nada violento serem agredidas pela polícia. Foi dessa forma que as manifestações de junho se tornaram tão grande, através desses exemplos e não da violência. A quebradeira só ajudava os poderosos, que encontravam justificativa para descer a porrada em todos os que se manifestavam.

Fiz a postagem do esclarecimento do caso do fusca, para proteger todo o movimento das manifestações que ocorrerão este ano e que tenho muitas esperanças de que sirvam para empurrar o governo Dilma mais para a esquerda. Se a copa vai ser impedida ou não, para mim não importa, o que é importante é ver o povo na rua, lutando por um país melhor. Se não forem eles pressionando a Dilma, vence a pressão dos financiadores de campanha, da imprensa de direita e dos aliados dela, cujos interesses divergem bastante dos interesses da população trabalhadora do Brasil.

Espero que a cena abaixo se repita este ano novamente:


Um comentário:

  1. Sou contra tentarmos acabar com a copa, alguns motivos:
    Não tentamos interferir desde o começo, (assim que foi anunciado que seria no Brasil).
    A Africa, mesmo com o povo tão sofrido (maioria), e com todos problemas que envolve o continente, recebeu o mundo, com sorriso largo. Outros países em conflito, pausaram suas guerras para receber o futebol. Porque o povo brasileiro tem que misturar as coisas? Falta conhecimento político, afinal, nesse aspecto, a nossa referência (mídia) deixa à deseja. Precisamos sim, cobrar, lutar para que o país melhore, mas este não é o melhor caminho.

    ops.: Quando Paulo Henrique Amorim, defende Dilma é porque o que não faltam, são veículos pra pisoteá-la.

    ResponderExcluir