quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Documentário sobre o "Mais Médicos" na cidade com menor IDH do Brasil

Há alguns meses atrás, o site Diário do Centro do Mundo, do qual sou colunista, iniciou uma coleta de dinheiro para financiar um projeto de reportagem e documentário, o "Doutor melgaço", que consistia em levar a documentarista Alice Riff para passar alguns dias na cidade de Melgaço no Pará, que é a cidade com o menor IDH no Brasil, para mostrar como está sendo a implantação do programa "Mais Médicos" na cidade, afim de descobrir se o programa realmente está fazendo alguma diferença na vida dos habitantes daquela cidade.

Através do site Catarse, foi pedida a quantia de 12 mil reais com o prazo de 30 dias para arrecadar esse dinheiro. Vários internautas por todo o Brasil doaram para o projeto e os 12 mil foram atingidos. 



Agora no dia 7, a jornalista e documentarista Alice Riff chegou à Melgaço. Para alcançar essa cidade são necessárias 12 horas de barco viajando de Belém. Alice está publicando diariamente no site um diário da viagem, mostrando o que está encontrando na cidade. 

Alice Riff e Thiago Carvalhaes em Melgaço

A pequena Melgaço tem apenas 25 mil habitantes, sendo que apenas 5 mil moram na área urbana e o restante na zona rural. Antes da chegada dos 4 médicos cubanos à cidade, a cidade tinha apenas 2 médicos que se revezavam passando 15 dias cada um na cidade. Ela conta que por muitos anos, a cidade contava apenas com um único médico. Depois da chegada dos novos médicos, agora Melgaço tem 6 médicos, ampliando bastante o atendimento aos moradores da cidade. Abaixo um trecho do relato da Alice:
Fomos recepcionados por Rita, gerente da UBS [Unidade Básica de Saúde], que nos apresentou o estabelecimento. É uma casa térrea, não muito grande. O posto está em reforma, então muitas das instalações são improvisadas. Mesmo em reforma, o que vimos não foi nada assustador. As duas salas de atendimento têm ar condicionado e boa infraestrutura. A sala de vacinação é bem equipada: possui geladeiras com vacinas, e a farmácia é bem suprida de medicamentos. Tanto os pacientes como que conversamos quanto os médicos e agentes de saúde disseram que não costumam faltar medicamentos.
O que achei interessante nesse relato é que a cidade, apesar de pequena e bem pobre, tinha uma infraestrutura bem melhor do que eu imaginava. Realmente a cidade precisava bastante de novos médicos. Havia uma estrutura mínima necessária ao atendimento, porém tinha grande carência de médicos.

Parte dos médicos brasileiros fizeram um grande escândalo quando se anunciou que chegariam os novos médicos estrangeiros. Hoje eles são amplamente aprovados pela população e as reportagens que vemos na TV e na internet são praticamente todas favoráveis ao programa Mais Médicos, que a cada dia se revela um sucesso. Até mesmo o candidato opositor do PSDB à presidência, o Aécio Neves, já afirmou que se for eleito irá manter os médicos cubanos atuando no Brasil.

Abaixo estão os links para acompanhar o diário da viagem:

Diário de Melgaço, a cidade com o menor IDH do Brasil: parte 1

Diário de Melgaço, parte 2: Maribel & Maribel, as médicas cubanas

0 comentários:

Postar um comentário