segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Os Estados Unidos estão perdendo a Guerra da Informação



O vídeo acima está em inglês e foi distribuído pelo Wikileaks. Abaixo vou transcrever parte da tradução. Resolvi me dar ao trabalho de transcrever tanta coisa, pela importância imensa dessa notícia. É extremamente relevante para nós o fato de que os EUA perderam o monopólio da informação no mundo. No período da guerra fria, a única opinião que aparecia era a americana. O controle dos EUA sobre a informação que circulava no ocidente era quase total, como deixa claro Hillary Clinton, em seu discurso no congresso.

Que o mundo continue com essa diversidade de mídias e que isso cresça cada vez mais para que o mundo possa ter acesso às diversas opiniões e versões dos fatos que ocorrem no mundo.

Os EUA que tanto se denominam "defensores da liberdade de expressão", estão tristes agora porque não monopolizam mais a informação que circula no mundo. Eles não estão gostando do fato de que outros agora também possuem voz e que ela esteja sendo ouvida.

Quando você ver uma reticência (...), significa que a parte é irrelevante ou eu não consegui traduzí-la:


(Apresentador do telejornal)
"Os EUA estão perdendo a guerra da informação para os meios de comunicação alternativos, incluindo ... esta é a mensagem de Hillary Clinton para os membros do congresso americano que questionou o pedido de orçamento de 47 bilhões de dólares para o próximo ano ... ela disse que Washington precisa intensificar seus esforços de propaganda ... A guerra declarada pelos EUA está agora oficialmente em um tipo de batalha da informação com mídias estrangeiras que fazem um uso alternativo no mundo das notícias, apresentando visões que contrastam com a cobertura dos eventos feita pelos principais meios de comunicação dos EUA."


(Hillary Clinton)
"Nós estamos em uma guerra da informação e nós estamos perdendo essa guerra ... A Aljazeera está vencendo. Os chineses abriram uma rede de televisão em língua inglesa e outras línguas. O mesmo está acontecendo na Rússia. Isso é muito instrutivo:  estamos cortando investimentos nessa área ... a bbc está cortando investimentos. Há uns 5 anos atrás, meios de comunicação estrangeiros, incluindo BBC e CNN detinham quase o monopólio da cobertura de notícias no mundo. As coisas têm mudado desde então. Mais e mais telespectadores em todo o mundo acessam várias mídias estrangeiras para ter notícias sobre os eventos que estão acontecendo."


(Danny Schechter, jornalista investigativo e diretor de filmes)
"Claramente, os EUA ficam na defensiva, em parte por que eles não podem mais monopolizar não somente os termos dos nós de (sardi???) nesses países como também os termos do debate. Essas outras informações que vêm de fora são outros pontos de vista e esses pontos de vista são profundamente danosos para um país que acredita que seu ponto de vista é o único ponto de vista e que o mesmo deveria ser o ponto de vista de todos."


(Narradora)
"Party mostra que o youtube é um exemplo disso. Possui mais de 300 milhões de telespectadores, ao contrário da CNN que possui em torno de três milhões. Nossas 'keys' constantemente estão crescendo em audiência, o que é um indicativo para muitos de que os dias de monopólio da imprensa estão acabados  ..."


(Danny Schechter, jornalista investigativo e diretor de filmes)
"Há nenhum compromisso real com o tipo de liberdade ... nós precisamos realmente disso para estarmos em uma democracia.'


(narradora)
"Um dos discursos da Hillary Clinton há algumas semanas atrás, sobre a liberdade da internet, parece contraditório ao tratamento dado a fontes como o site do Wikileaks. ..."


(Hillary Clinton)
"Durante a guerra fria, nós fizemos um grande trabalho em levar a mensagem americana. Depois da queda do muro de Berlim, nós dissemos 'OK, está bom o bastante por agora. Vocês sabem que nós fizemos isso. Nós fizemos'. Infelizmente, nós estamos pagando um alto preço por isso."


(Narradora)
"No último ano, o chefe da agência  que gerencia o fundo internacional de rádio-difusão do governo americano pediu mais dinheiro para o seu departamento."


(Walter Isaacson, Chefe da tal agência)
"Não podemos permitir que nós sejamos postos fora de comunicação pelos inimigos."


(Narradora)
"A lista de inimigos inclui a China, Rússia, Irã e Venezuela. (Fala sobre o discurso o cara) ...  sua agência tem um orçamento de 750 milhões de dólares, que é mais do que o dobro do orçamento da RT [a emissora que está dando essa notícia], da Iran Press e da Venezuelana Telesur juntas."


(Repórter )
"Provavelmente, o dinheiro sozinho não vai garantir esse controle global. O discurso de Walter Isaacson no último ano, enviou uma mensagem claramente hostil às mídias estrangeiras, expondo as deficiências americanas nesse setor. Penso que o efeito dessas declarações significa que agora a coisa é oficial: Os EUA estão lutando numa guerra da informação global e está perdendo."

0 comentários:

Postar um comentário