quarta-feira, 12 de maio de 2010

A destruição da imagem da mulher


Oi pessoal,

Desta vez, vou falar sobre um assunto muito triste e que possui um impacto terrível na sociedade, que é o modo como os meios de comunicação exibem a mulher.

Desde criança, qualquer pessoa que more no Brasil ou na maioria dos países do mundo, cresce assistindo televisão. Desde pequenos, aprendemos que a televisão é algo muito legal, que nos mostra um montão de coisas lindas e que através dela podemos aprender muita coisa. Vemos reportagens sobre educação, saúde, bem estar, bons costumes, etc.

De uma forma muito bem planejada, os meios de comunicação exibem muita informação às pessoas sobre os mais variados temas, para criar uma imagem de credibilidade diante dessas pessoas, para que possam com isso, conseguir empresas que anunciem seus produtos e serviços na sua mídia e assim ganharem o máximo possível de dinheiro.

Quando um meio de comunicação atinge um alto nível de "credibilidade" diante das pessoas, este meio consegue convencer a quase todos, de que tudo o que for exibido nele é a mais pura verdade e de que as pessoas devem seguir aos seus ensinamentos, mudando os seus hábitos no dia-a-dia, de acordo com o modo que eles ditam, por que isso é o melhor para elas.

Devido à ganância por cada vez mais audiência, a televisão usa de todos os artifícios possíveis para que as pessoas assistam aos seus programas.

Um desses artifícios são imagens sensuais. Todo mundo gosta de sexo e se você exibir coisas relacionadas à sexo na televisão, você terá audiência garantida. Dessa forma, em quase todos os canais, há diversos programas de auditório, que mostram dançarinas com corpos esculturais, semi nuas ou com roupas bem curtas e provocantes.


Programas de auditório:



Nas imagens acima, vemos como a mulher é exibida na TV, nos programas "Domingão do Faustão" e "Domingo Legal".

Se esse monte de gostosuras aparecesse uma vez ou outra, não haveria problema algum. Mas o que ocorre e que todos sabem é que as imagens de mulheres como essas aparecem a todo momento na TV, nos anúncios das revistas, nos jornais, outdoors, etc. Para onde quer que olhemos veremos bundas, peitos e pernas. E não é qualquer bunda não, são coisas de deixar os homens loucos. Infelizmente esse excesso de gostosura também deixa as mulheres loucas, mas de outro modo completamente diferente.



Atrizes, modelos, dançarinas, etc:



As mulheres vêem que quase todas as mulheres na televisão são muito lindas. Vêem que todas as mulheres das novelas são lindas, que só aparece na televisão quem é linda e que as mulheres bonitas e gostosas são extremamente valorizadas, independentemente de outras características que possuam.

Vemos a todo momento as mulheres sendo exaltadas na televisão por seus atributos físicos e raramente vemos mulheres sendo exaltadas pela qualidade do seu trabalho ou por suas realizações pessoais e profissionais.

Quem é modelo, atriz de novela ou dançarina, torna-se famosa e ganha muito dinheiro e reconhecimento, mas quem é médica, professora, policial, engenheira ou cientista dificilmente aparecerá na televisão, para ter o seu trabalho reconhecido.

Uma coisa extremamente absurda é vermos profissões como modelo ou atriz de novela serem extremamente reconhecidas, admiradas e muito bem pagas, enquanto outras profissões que contribuem muito mais com a criação de uma boa sociedade, são deixadas de lado, como se fossem menos importante do que a profissão de modelo ou atriz.

Uma vez, vi numa reportagem, uma crítica a respeito de um país pobre, onde as modelos daquele país não sabiam quem era Gisele Bundchen. Como se a Gisele Bundchen fosse alguém tão importante que merecesse ser lembrada em todo o mundo. Achei muito ridículo isso.

Além das mulheres comuns terem de competir com as da televisão, ainda têm de competir com as capas das revistas, que posam nuas ou semi nuas e que apresentam praticamente nenhuma imperfeição, com a ajuda de programas de edição de imagens, tais como o Adobe Photoshop.

De tanto verem mulheres lindíssimas por toda parte, as mulheres começam a se sentir feias, já que não se encaixam no padrão de beleza determinado pela sociedade. Isso também é assimilado pelos homens, onde muitos ficam buscando sempre essas mulheres "perfeitas" e recusam relacionamento com mulheres comuns, com gordurinhas, celulite, seios pequenos, bunda pequena, sem curvas, etc.

As mulheres, quando percebem que a sua beleza não segue àquele padrão da TV, se sentem muito mal, por que todas as que não se encaixam no padrão são consideradas feias e portanto serão discriminadas por muita gente.



Dança da televisão:



Até a dança não escapa desse assunto. Sempre que é realizada alguma exibição de dança na televisão, exibem mulheres com roupas curtíssimas, fazendo de tudo para que suas calcinhas sejam mostradas quando elas dançarem. Fazem isso, como se a dança por si só não fosse atraente o suficiente para conseguir audiência.

Coisas como essa fazem com que os homens apreciem mais a dança, para ver mulheres com pouca roupa, do que para verem a dança realmente.

Para mim, esse tipo de coisa estraga e muito a imagem da dança e da mulher.


Defeitos:

De tanto as pessoas verem "perfeições" nos meios de comunicação, elas começam a considerar que não ter uma bunda grande, não ter uma cintura fina, pernas grossas ou seios fartos é um defeito.

"A Maria é linda, mas o único defeito dela é que ela não tem bunda."

Coitada da Maria, rsrs, depois de saber dessa informação ela irá procurar uma academia para corrigir esse "defeito" e ficar mais parecida com as popozudas da televisão, na esperança de que aquilo melhore a sua auto-estima.

Frases:

Há várias frases que se perpetuam ao longo do tempo como se fossem grandes verdades e essas verdades machucam muita gente. Se você tem um centavo de consciência, não as pronuncie e nem passe para os seus filhos. Acredito que a mais conhecida é:

"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental" (Vinícius de Moraes)

Pelo fato dessa frase ter sido pronunciada por um grande poeta, ela ganha grande credibilidade e aceitação. Mas lembrem-se de que até a pessoa mais culta do mundo pode falar alguma inutilidade, de vez em quando.

Conclusão:

Apesar de eu estar escrevendo essa crítica, não sou uma pessoa sem preconceitos em relação à beleza. Infelizmente, isso não é algo fácil de retirarmos de dentro de nós. Ouço e vejo desde que nasci que a beleza é fundamental, que é bom demais ser lindo, que é ruim ser feio, etc.

Faço o possível para que, em minha vida, eu não maltrate ninguém por causa da sua aparência e essa é uma luta diária contra mim mesmo. Não é em pouco tempo que se muda comportamentos de mais de 20 anos, mas tenho hoje uma melhor noção de quais são as características mais importantes em uma pessoa e beleza não está entre as mais importantes.

Sentimos aquela necessidade de estar bonitos para sermos aceitos, para não sermos excluídos, por que não queremos viver uma vida solitária. Muita gente, ao longo do tempo, mesmo estando lindas, não se sentem bem e a boa aparência não as preenche por dentro e elas não compreendem o por que.

Hoje, são poucas as pessoas que constatam que o bem estar e a auto-estima são coisas que vão muito além da aparência. Estar com uma boa aparência é bom, mas isso não resolve os nossos problemas, não traz felicidade, conforto, amizade, amor ou prosperidade.

Se você tratar bem às pessoas, fizer bons amigos, cuidar bem do seu parceiro, mantiver uma boa relação com sua família, procurar atividades prazeirozas, trabalhar com boa vontade e ajudar a quem precisa, acredito que sua vida estará bem preenchida com muita coisa boa e assim, você não precisará se preocupar muito com sua beleza, por que por dentro você vai se sentir lindo.

A televisão é apenas uma empresa, cujo único objetivo é ganhar dinheiro. No fundo, os que a controlam não estão interessados realmente no que está sendo exibido nela, basta que muita gente esteja parada na frente da TV e acredite no que está sendo exibido, para garantir uma boa audiência, o que resulta em lucro.

Para obter lucro, se necessário, a TV irá destruir a imagem da mulher brasileira, do homem, das crianças, dos idosos, dos homosexuais, dos católicos, dos muçulmanos, da igreja universal, do MST, de Cuba, do Irã, da França, de portugal ou de qualquer outra coisa.

Um comentário:

  1. Se elas mesmas não se dão o respeito, pra que eu devo me importar????

    ResponderExcluir