sexta-feira, 9 de abril de 2010

A linguagem das bombas e das balas

Há alguns dias o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad disse:

"O presidente Obama só fala a língua das bombas e das balas"

Li isso e tenho de concordar com ele, apesar de não gostar dele. Não só o presidente Obama, como os presidentes dos EUA que vieram antes dele, além dos presidentes de outras potências, não sabem dialogar com outros países menos poderosos. Eles só dialogam com quem está no mesmo nível deles ou próximo.

Quando a conversa é com um país que não é poderoso, eles só sabem pressionar e querer impor sua vontade a todo custo. Eles só dialogam depois que a pressão não funcionou, vêem que não vai dar resultado e não é possível efetuar um ataque militar.

Eles já estão bem acostumados a isso e não devem estar gostando nenhum pouco das declarações pacíficas do presidente do Brasil, onde ele quer dialogar com vários dos inimigos americanos e por algum motivo, intermediar as negociações de paz entre eles.

Enquanto os EUA só pioram sua imagem ao longo do tempo, o Brasil está cada vez mais ganhando popularidade pelo mundo a fora. Fico só imaginando as consequências que haverão se isso se tornar uma constante. Podemos chegar ao ponto de nossa influência ser uma ameaça à influência americana no mundo e daí, que deus nos proteja.

Chega a ser engraçado os presidentes dos EUA e Rússia falando que o Irã não pode ter armas nucleares, por que não é bom para o mundo. Eles juntos possuem mais de 11 mil bombas nucleares, o necessário para destruir o planeta dezenas de vezes e querem ter alguma moral para falar sobre alguém possuir ou não possuir uma bomba nuclear.

Um país como o Brasil, pode dar o exemplo nesse caso, por não possuir e nem poder construir uma bomba nuclear, mas esses dois países...

Já tô vendo que o episódio do Iraque está mais uma vez se repetindo. Estão afirmando que o irã irá criar uma bomba nuclear, estão fazendo propaganda disso o tempo todo e a qualquer hora, os EUA podem declarar guerra ao Irã. Depois vão depor o presidente de lá, colocam outro presidente do seu agrado e a "paz" voltará.

Acho que o presidente do Irã não é um homem "bonzinho" e exatamente por isso, deve-se agir com muita prudência nessa questão nuclear. Acredito que essa pressão ou mesmo sanções não vão mudar a posição dele, assim como não mudou a posição de vários outros países que possuem várias sanções das grandes potências. Se essa questão nuclear do irã não for bem discutida e negociada, acho que o resultado disso será péssimo para muitos países.

Espero que o presidente iraniano não crie armas nucleares, mas espero também que os países ricos deixem de ser tão hipócritas e que dialoguem com o irã como se deve.

Vamos ver qual será o próximo episódio dessa história.

um abraço e leia mais nas notícias abaixo:

Pressão constante vale mais que sanções para mudar Irã, afirma Obama
(09/04/10)

Coreia do Norte critica EUA e diz que continuará fabricando bombas nucleares (09/04/10)

Ahmadinejad: Obama fala o idioma das bombas e das balas (08/04/10)

Obama e Medvedev assinam histórico tratado de desarmamento nuclear
(08/04/10)

Pressionado, Irã promete mostrar 'terceira geração' de centrífugas nucleares (09/04/10)

0 comentários:

Postar um comentário