segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Video: Fazer as coisas "como uma garota"


Apresento a vocês um vídeo que já tem mais de 47 milhões de visualizações no youtube.

Algumas mulheres adultas, um homem e um menino são chamados para um estúdio. A diretora pede para fazerem alguma coisa "como uma garota" e eles devem agir da forma que quiserem.

Pedem a elas e eles que corram como meninas, lutem como meninas e arremessem uma bola como meninas.

Em seguida pedem que um grupo de meninas na faixa dos 10 anos de idade façam a mesma coisa. O resultado é muito interessante...



Claramente dá para perceber que é um vídeo produzido para a marca de absorvente Always. Não dá para ter certeza de que as reações dos participantes são 100% autênticas, mas não deixa de ser uma reflexão muito interessante sobre como a figura da mulher é vista pela sociedade.

Sempre quando ouvimos "você faz tal coisa como uma menina", é sempre no sentido pejorativo. É sempre no sentido de xingar: Você luta como uma menina, você dirige como uma mulher, etc.

Hoje em dia, as mulheres estudam tanto quanto os homens, trabalham como eles e em muitos casos ainda cuidam da casa e dos filhos. Na prática trabalham muito mais do que os homens, têm uma rotina muito mais pesada e ainda sofrem com cólicas, menstruações e gravidez. Em troca ainda são alvo de diversas piadinhas machistas, assédio constante e ainda recebem 1001 regras sobre como se comportarem, que não são cobradas dos homens.

Ser mulher numa sociedade tão machista quanto a nossa, tem tantas desvantagens, que muitas delas se sentem inferiores e acabam assumindo os estereótipos que criam para elas.

É importante sabermos valorizar as mulheres e os papéis que exercem na sociedade. É importante não sermos mais um a tornar a vida das nossas filhas, esposas, mães, irmãs e amigas ainda mais difícil.

0 comentários:

Postar um comentário