quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Justiça manda devolver o "helicoca" aos donos


Essa é daquelas notícias que mostram o quanto é uma piada o enfrentamento ao tráfico de drogas no Brasil.

Todos os anos, milhares são presos condenados por tráfico de drogas até por vender pequenas quantidades. Mas a justiça parece agir de forma completamente diferente quando a venda da droga é no atacado e não no varejo.

Em novembro de 2013, ocorreu uma das maiores apreensões de cocaína no Brasil. Foram 445kg de pasta base de cocaína, que se fosse refinada poderia gerar lucros da ordem de 50 milhões de reais.

A apreensão não ocorreu em nenhuma favela de São Paulo nem do Rio. Foi numa fazenda na cidade de Afonso Cláudio no Espírito Santo.

A imprensa divulgou inicialmente o caso, mas logo o deixou de lado, porque o dono da fazenda é o deputado Gustavo Perrela (Partido Solidariedade-MG), filho do senador Zezé Perrela (PDT-MG). Ambos possuem fortes ligações com políticos graúdos. Um deles é o candidato à presidência, Aécio Neves.

Após todo esse tempo desde a apreensão, ninguém está preso. Nem o piloto do helicóptero, nem quem interceptou a droga, nem os donos da fazenda, nem do helicóptero.

Seguem abaixo alguns trechos de uma matéria do O Globo:
Justiça manda devolver helicóptero apreendido com droga aos Perrella (19/08/2014)
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, determinou a devolução do helicóptero apreendido com quase meia tonelada de cocaína, em 2013, no Espírito Santo, à empresa Limeira Agropecuária, que tem como um dos donos o deputado mineiro Gustavo Perrella [...]
A decisão reformulou uma ordem de primeira instância e contrariou o parecer do Ministério Público Federal, que defendia que o helicóptero deveria ficar sob controle do governo do estado até o trânsito em julgado do processo. [...] o TRF-2 acolheu a tese de que não havia provas do envolvimento dos donos da aeronave com o transporte da droga.
A ação tem como réu o piloto Rogério Almeida Antunes, ex-funcionário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além dele, também foram denunciados por tráfico de drogas e associação ao tráfico o copiloto Alexandre José de Oliveira Júnior, os dois homens responsáveis por descarregar o helicóptero, Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza, e o dono da fazenda que servia de base para a organização criminosa, Elio Rodrigues. O deputado Gustavo Perrela não foi denunciado pelo Ministério Público Federal.
O helicóptero foi apreendido [...] com 445 quilos de pasta base de cocaína. Uma perícia feita no GPS da aeronave indica que o helicóptero esteve no Paraguai no dia 23 de novembro de 2013. Depois, [...] esconderam a droga em algum lugar não revelado no estado de São Paulo. [...] No dia seguinte, a aeronave, já com a droga, fez uma escala em Minas Gerais para abastecer e seguiu para o Espírito Santo. Quando chegou à cidade de Afonso Cláudio, na região serrana capixaba, a Polícia Federal já estava esperando, à espreita.

Para quem quiser conhecer um pouco mais dessa história, recomendo que assista o documentário "Helicoca: o helicóptero de 50 milhões de reais". Ele tem apenas 25 minutos e conta em detalhes essa história.

Ele só peca em uma coisa: tenta fazer uma associação entre esse volume de drogas e o senador Aécio Neves, candidato à presidência, pelo fato do dono do helicóptero, Gustavo Perrela, ser aliado de Aécio Neves em Minas Gerais. Não há provas da ligação de Aécio Neves com a cocaína apreendida.



_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Documentário Helicoca - O helicóptero de 50 milhões de reais
Um novo documentário chamado "Helicoca - O helicóptero de 50 milhões de reais", que conta a história da apreensão pela Polícia Federal de 450kg de pasta base de cocaína. ... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário