sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Marcelo Tas se defende das acusações da Federação Israelita de São Paulo


O programa humorístico CQC da BAND, nos últimos três programas apresentou algumas matérias mostrando a situação pela qual estão passando os moradores de Israel e da Palestina. O repórter Ronald Rios viajou até a Palestina para fazer as reportagens.

Na terça-feira (5), a Federação Israelita de São Paulo publicou nas redes sociais um vídeo de apenas 34 segundos, em que aparece o apresentador Marcelo Tas do programa CQC dizendo aos membros da federação o seguinte:

"Não querida! Não tem papo. Com mentiroso, eu não converso. Vocês estão se perdendo em detalhes e fugindo do principal. Vocês não conseguem enxergar o outro. Vocês só olham para o rabo de vocês".

Ao final do vídeo os membros da federação puseram a mensagem: "A única chance para a paz é o diálogo. Nós, judeus, estamos preparados para fazer a nossa parte... e você Marcelo Tas?".



A postagem gerou, até o momento, mais de 3500 compartilhamentos e mais de 1700 comentários contrários e a favor do Marcelo Tas. Muitos o chamaram de antissemita (quem não gosta de judeu), intolerante e de diversos outros xingamentos.

Marcelo Tas em seu blog, publicou uma resposta. Abaixo estão alguns trechos:
Depois do programa de ontem, fui abordado no estúdio por um grupo de judeus que se dizia “decepcionado” com a “parcialidade” da série do CQC em Gaza. Pedi que me apontassem fatos e recebi de volta respostas vazias e algumas teorias da conspiração.
Entre eles identifiquei alguns que nos últimos dias incitaram internautas no Facebook a detonar o CQC. [...] fiquei um bom tempo conversando com o grupo em pé num canto do estúdio. Foi uma conversa sincera, algumas vezes tensa mas civilizada dentro do possível para aquela hora e lugar. [...]
Não deu outra, gravaram toda nossa conversa no estúdio e depois publicaram um video selecionando 30 segundos onde apareço como alguém que não quer o diálogo com eles. Bingo!
Lamento a cegueira de muitos desse grupo que não conseguem simplesmente enxergar e conviver com outro ponto de vista que não seja o deles. Em TODAS as reportagens dessa série de Ronald Rios e equipe esta foi a nossa prática, transmitir o que é estar num conflito brutal, trágico e revelar que existem rostos por trás da estatística sinistra dos mortos. É inadmissível viver sob a ameaça sangrenta dos mísseis como vivem hoje israelenses e palestinos naquela região do mundo.
Há uma coisa que não tolero: a denúncia vazia e mentirosa. Neste mundo turbulento e veloz temos que aprender a conviver com as diferenças e sobretudo ouvir, respeitar e perceber a existência do outro.
Por que a Federação Israelita de São Paulo não publica o vídeo completo? O que o Marcelo Tas disse na conversa que eles não querem que os seus seguidores assistam?

Quando se grava uma longa conversa e se publica um vídeo com apenas 30 segundos da mesma, em que apenas um dos participantes fala, há uma clara intenção de manipular a opinião pública.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Matéria do CQC da BAND mostra as vítimas do conflito na Faixa de Gaza
O programa Custe o que custar (CQC) da Band fez uma série de matérias na Faixa de Gaza mostrando os dois lados do conflito... Mais informações »
Obama irá enviar com urgência mais US$ 225 milhões para mísseis de Israel
Pouco depois de vários representantes do governo norte-americano afirmarem estar horrorizados com a quantidade de mortes de civis em Gaza e com o ataque às escolas da ONU pelo exército israelense... Mais informações »
Como pode o líder do Hamas pedir que palestinos protejam suas casas "de peito aberto"?
O repórter da BBC e o líder do Hamas estão se referindo também ao ato de alguns palestinos ficarem dentro de suas casas, mesmo após terem sido advertidos pelo exército de Israel que a casa seria bombardeada.... Mais informações »
Israel destruiu a única usina de energia elétrica de Gaza
Disparos de um tanque israelense atingiram nesta terça-feira o depósito de combustível da única usina de energia da Faixa de Gaza, interrompendo o suprimento de eletricidade... Mais informações »
Um pequeno vídeo que explica historicamente o conflito entre Israel e Palestina
O video abaixo, que é apresentado pela Professora Arlene Clemesha, doutora em história Árabe pela USP, explica de forma resumida o processo histórico que resultou na criação do Estado de Israel e as razões de... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário