segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Empresa Empiricus ensina como não fazer um vídeo


Passeando pelas redes sociais fiquei sabendo de um vídeo que afirma que o "Fim do Brasil está próximo". Ele foi produzido por uma empresa chamada "Empiricus", que é voltada para consultoria de aplicações financeiras.

Segundo o vídeo, em algum momento próximo a economia brasileira irá se destruir, haverá forte desemprego, forte inflação, fuga de capitais, derretimento das poupanças e tudo de ruim que pode acontecer na economia. Todos vão se prejudicar, menos, é claro, os que contratarem a Empiricus, pois ela sabe direitinho o que fazer para se livrar da crise.

No dia 27 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o Google retirasse do ar uma série de propagandas dessa empresa, por considerá-las propaganda eleitoral irregular. Em uma delas dizia "Saiba como proteger seu patrimônio em caso de reeleição da Dilma". Em outra dizia "Que ações devem subir se o Aécio ganhar a eleição?"



Fiquei curioso para assistir o tal vídeo que anuncia que o Fim do Brasil está próximo e fiquei completamente surpreso com a "qualidade" do vídeo.

Boa parte do vídeo é apenas uma tela preta com legendas, mostrando o que o narrador (que nunca aparece) está falando.

O autor do vídeo, Felipe Miranda, se elogia o tempo todo. Diz toda a sua formação, todos os locais onde estudou, etc, etc...

O tempo todo afirma que dentro de alguns minutos você verá como o Brasil será fortemente prejudicado com mil e um problemas. Enquanto essa parte não vem, ele fala que sua empresa conseguiu prever todo tipo de desastre financeiro, até a crise econômica de 2008. Afirma que acertou sempre e que poucos lhe deram ouvidos.

O vídeo é tão longo, que se passam 10 minutos e a sessão de auto-elogios e de exibição de supostos méritos parece não ter fim. Após um tempo, desisti de assistir. Quando olhei detalhes do vídeo por meio de um plugin no meu navegador, percebi que ele tinha 297 Megabytes, ou seja, haveria muito mais daquilo por muito tempo.

Não importa o que vem depois, pois pouquíssimos terão paciência de assistir.

O vídeo só pareceu interessante para alguns setores partidários da imprensa, como a revista Veja, que já definiu o apoio a Aécio Neves e cujos colunistas escreveram textos revoltados com a decisão do TSE de retirar suas propagandas do ar. 

Não consigo imaginar como uma empresa pretende atrair clientes com um vídeo tão pouco atraente como esse. Ao assistí-lo tem-se uma excelente lição sobre o que não deve ser feito para atrair clientes. 

É tudo muito, muito, muito.... chato.

Assista o vídeo neste link.


_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Boatos: Dilma teria criado lei para tornar sigilosa a investigação do acidente de Eduardo Campos
Assim que o candidato à presidência Eduardo Campos morreu num acidente aéreo em Santos, começaram a espalhar boatos de que a presidente Dilma Roussef teria sancionado, pouco antes do... Mais informações »
Video: A última entrevista de Eduardo Campos no Jornal Nacional
Eduardo Campos na noite anterior ao seu acidente de avião havia dado uma entrevista de 15 minutos ao Jornal Nacional. No dia anterior havia sido entrevistado o candidato Aécio Neves.... Mais informações »
Video: Entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional
O Jornal Nacional começou a fazer as entrevistas com os candidatos à presidência. O primeiro entrevistado foi Aécio Neves... Mais informações »
Friboi, a maior doadora de campanhas "doa" para Dilma, Aécio e Campos
Até o momento, a maior doadora é a JBS [dona da marca Friboi], que distribuiu R$ 27,3 milhões para os diretórios nacionais de PR, PSD, PP, SD e PRP.... Mais informações »
Alterações na Wikipédia são a nova arma da Globo contra o governo Dilma
Nesta sexta-feira (8), o jornal O Globo lançou a bomba: "Planalto altera perfil de jornalistas na Wikipédia com críticas e mentiras"... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário