terça-feira, 8 de julho de 2014

Dica de livro: Os arquivos Snowden


Estou bem próximo de acabar de ler este livro. Eu o amei e por isso vou recomendar a vocês.

Ele conta a história do grande vazamento de arquivos da NSA (Nacional Security Agency), uma agência de espionagem americana, feito por Edward Snowden, um funcionário terceirizado da agência.

Edward não chegou nem a fazer um curso superior na área de TI (Tecnologia da Informação). Ele estudou de forma auto-didata.

Em poucos anos, conseguiu emprego nas agências norte-americanas de inteligência, que normalmente contratam os melhores analistas de TI do mercado para suas operações. Isso mostra o quanto Snowden era um gênio.

Revoltado com as descobertas que fez ao ler os arquivos sigilosos da agência, tomou a decisão de vazar uma grande quantidade de documentos para imprensa, para denunciar os abusos gigantescos contra a privacidade de cidadãos do mundo inteiro que estavam sendo cometidos pelos Estados Unidos, pela Inglaterra e mais três países que formavam "Os Cinco Olhos".

Nunca haviam sido vazados documentos da NSA. Foi um feito totalmente inédito, revolucionário e absolutamente corajoso da parte de Snowden, pois ao vazar esses documentos, seria caçado de forma implacável pelo governo americano.

O vazamento da NSA era algo muitas vezes mais sério do que os vazamentos feitos anteriormente por Bradley Manning para o Wikileaks. Desta vez, descobriu-se que os membros dos Cinco Olhos estavam espionando a internet como um todo. Haviam escutas até nos cabos submarinos de fibra ótica.

Passaram a pegar todo o tráfego e armazená-lo como um todo em enormes centros de dados.

Para piorar o cenário, descobriu-se que praticamente todos os gigantes da internet (Google, Microsoft, Yahoo, Facebook, etc) estavam passando informações à`NSA sobre os seus usuários. A NSA passou a ter acesso direto aos servidores dessas empresas.

Passamos a viver num mundo onde somos espionados a todo momento. Tudo o que fazemos na internet, desde e-mails, postagens no facebook, sites que acessamos e pessoas com quem conversamos está sendo armazenado em servidores da NSA, provavelmente para sempre. Você pode não estar fazendo absolutamente nada de errado, mas sua vida está sendo monitorada da mesma forma que um criminoso. Qualquer clique que você fizer hoje poderá ser usado contra você amanhã.

Essas informações e muito mais vocês vão encontrar nesse livro.

_____________________________________________

Se gostou deste tema. Leia Também

Os perigos que a vigilância na internet traz
Recentemente o ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana) Edward Snowden revelou que os EUA têm acesso a quase tudo o que fazemos na internet, desde nossos e-mails... Mais informações »

0 comentários:

Postar um comentário