terça-feira, 17 de junho de 2014

Mini-curso - Como fazer documentários de baixo custo - aulas 6 a 12


Iniciei, no início deste mês, um mini-curso de video-aulas no youtube, ensinando como fazer um documentário sem gastar muito.

O objetivo desse mini-curso é ajudar pessoas que tenham interesse em fazer um documentário, mas que não sabem por onde começar ou que têm dificuldade de encontrar bons materiais que sejam úteis para quem vai fazer um documentário com pouquíssimos recursos e com uma equipe bem pequena ou até inexistente.

Serão feitas video-aulas explicando cada uma das etapas necessárias para se fazer um documentário e sobre temas relacionados com a produção: pesquisa, roteiro, captação de áudio, filmagem, iluminação, edição de vídeo, edição de áudio, equipamentos necessários para fazer as gravações, dicas, etc.

Para que fique bem claro, esse mini-curso é direcionado àquelas pessoas que não dispõem de muitos recursos para fazer um documentário ou que não disponham de quase nenhum recurso ou até não disponham de uma equipe para ajudá-las.

Até o momento já fiz 12 vídeo-aulas.

As primeiras 5 vídeo-aulas estão neste link.

Abaixo as novas sete vídeo-aulas:


Aula 6 - catalogando sua pesquisa

Nesta sexta video-aula falo sobre a importância de catalogar tudo o que foi pesquisado (notícias, videos, fotos, áudios) e como fazer isso de um modo que ajude a posteriormente fazer o seu roteiro e ajude também na edição do vídeo.




Aula 7 - pesquisa de campo

Nesta sétima video-aula falo sobre a importância da pesquisa de campo, como forma de enriquecer a pesquisa feita na internet, em livros, jornais e revistas. Cito o exemplo de uma pesquisa de campo que fiz para um projeto de documentário em que trabalhei no ano passado.




Aula 8 - Pré roteiro

Nesta oitava video-aula falo sobre a necessidade da criação de um pré-roteiro antes de começar a sair para filmar. Esse é um documento muito importante que ajudará na estimativa de prazos e custos do projeto.




Aula 9 - etapas de um documentário e cronograma

Nesta nona video-aula falo de forma resumida sobre cada uma das etapas de um projeto de documentário. Falo também sobre como deve ser feita a estimativa de prazo para realização do projeto.




Aula 10 - estimativa de custos, parte 1

Nesta décima video-aula falo sobre como estimar os custos de um projeto de documentário.

Apresento um exemplo de estimativa de custos de um projeto fictício para ajudar no entendimento deste tema.




Aula 11 - estimativa de custos, parte 2

Esta vídeo-aula é uma continuação da aula anterior sobre como estimar os custos de um projeto de documentário.




Aula 12 - estimativa de custos, parte 3

Continuação da aula anterior sobre a estimativa de custos de um documentário. Nessa parte eu falo sobre como reduzir os gastos do projeto fictício feito nas aulas anteriores, para que seja realizado com apenas 3000 reais.


Um comentário: