segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mini-curso - Como fazer documentários de baixo custo - aulas 1 a 5


Iniciei nestes dias um mini-curso de video-aulas no youtube, ensinando como fazer um documentário sem gastar muito.

O objetivo desse mini-curso é ajudar pessoas que tenham interesse em fazer um documentário, mas que não sabem por onde começar ou que têm dificuldade de encontrar bons materiais que sejam úteis para quem vai fazer um documentário com pouquíssimos recursos e com uma equipe bem pequena ou até inexistente.

Serão feitas video-aulas explicando cada uma das etapas necessárias para se fazer um documentário e sobre temas relacionados com a produção: pesquisa, roteiro, captação de áudio, filmagem, iluminação, edição de vídeo, edição de áudio, equipamentos necessários para fazer as gravações, dicas, etc.

Eu ainda não tenho todo o conhecimento necessário para falar sobre todos esses temas, mas pretendo adquirir parte do conhecimento que ainda não possuo e pretendo também fazer vídeos com pessoas que entendam de alguma área específica, enriquecendo o curso.

Para que fique bem claro, esse mini-curso é direcionado àquelas pessoas que não dispõem de muitos recursos para fazer um documentário ou que não disponham de quase nenhum recurso ou até não disponham de uma equipe para ajudá-las.

O objetivo é orientar àqueles que querem fazer um documentário de qualquer maneira, mesmo sem dinheiro ou sem uma equipe para ajudar.

Até o momento já fiz 5 vídeo-aulas. Elas podem ser assistidas abaixo:


aula 1- Introdução ao mini-curso

Nessa vídeo-aula explico sobre o que será o mini-curso, quais serão os temas das aulas e para qual público é direcionado.




Aula 2 - Vale a pena filmar em HD?

Aqui explico as vantagens e as desvantagens de filmar em HD (alta definição), principalmente em termos de qualidade de imagem, local de exibição do documentário e custo de armazenamento.




Aula 3 - Microfones

Nessa vídeo aula faço uma comparação entre 3 microfones: o da câmera, um microfone de lapela e um microfone shotgun muito baratinho. Comparo o desempenho deles num ambiente em silêncio e num ambiente com barulho.




Aula 4 - Escolhendo um bom tema

Nesta quarta video-aula falo sobre a importância de escolher um bom tema e com algum foco, que torne seu documentário original e interessante para atrair pessoas para sua equipe de produção e interessados em serem entrevistados.


Aula 5 - A importância de fazer uma boa pesquisa

Nesta quinta video-aula falo sobre a importância da realização de uma boa pesquisa logo no início de um projeto de documentário. Falo também dos problemas que podem ocorrer durante todo o processo, caso não seja feita uma boa pesquisa.


0 comentários:

Postar um comentário